segunda-feira, maio 21, 2012

Antes e Depois

Dantes saia de casa em busca de tesouros, conhecia e aproveitava os novos locais, fazia trocas de objectos, assinava e descrevia a aventura nos logbooks. Dantes não havia pressas nem competições... Descobria 7 caixinhas e vinha-se todo contente, apesar dos 2 ou 3 DNFs. Helpdesk quais helpdesk?? Fotografias eram mais que muitas... Fazia-se um FTF quando o rei fazia anos e comemorava-se o feito o resto do dia/noite. Também colocava tesouros e fazia um esforço por estes serem diferentes.  Manutenção era muito de vez em quando.
Agora ando sempre a correr, não desfruto do local (também há cada vez menos locais que merecem ser desfrutados), não faço troca de objectos e apenas assino e escrevo TFTC ou la o que isso e... Manutençoes são mais que muitas, porque o pessoal não tem respeito nenhum pelo trabalho dos outros, não lê os conselhos dos Owners e tem uma fome de tesouros como nunca se viu. Quanto mais se tem mais se quer e e aqui que entra a competição. E tão normal agora ver alguém com 1000caches... então se for da capital...
Trocas de objectos já nem existem (não há tempo para isso) e se houvesse não ias trocar algo teu por lixo. Fotografias?? já também não há tempo para isso. (Admiro quem o faz e as vai colocando, resistentes...)
Agora os FTFs são tão frequentes que deixaram de ter o mesmo gosto. Mostramos cada vez mais os nossos números e feitos e estamos cada vez mais barrigudos... Ainda me lembro de um Geocacher me dizer - tens apenas 100 mas podem ate ser melhores que as minhas 400. Se fosse hoje esta frase já não fazia sentido nenhum e muito dificilmente seria pronunciada.
Passaram apenas 2anos... Culpados?? Eu sou um deles...
Acho que e tempo de abrandar...

1 Comments:

Anonymous miguel said...

sei que poderá parecer estranho, mas aqui fica o meu "depoimento" após ter lido este "discurso". podia ter seguido em frente após ter lido, mas resolvi dizer umas palavrinhas... em primeiro lugar devo dizer que é bom alguém chegar ao ponto em que se consegue "ver de fora". descobri o geocaching há pouco tempo. poderia ter feito "festa" de determinado número redondo de "founds" mas pela forma como abordo o geocaching tais festejos não fazem muito sentido. obviamente cada um é livre de encarar esta caça ao tesouro da forma que melhor entende. mas há alguns aspectos e atitudes com as quais me comecei a cruzar que de certa forma me incomodaram. deparei-me com gente a fazer geocaching apenas pelo número de "founds", do tipo "vou acrescentar 10 hoje ao meu número!" quando se deveria talvez pensar "vou ter 10 experiêncas agradáveis e conhecer novos locais e desafiar-me hoje!". vejo também corridas desenfreadas a "FTF", de quem larga tudo seja o que for quando aparece uma nova cache... no meu entender não tem muito a ver com a essência da filosofia do geocaching, no entanto muito se observa disso por aí. mas lá está, cada um é livre de viver o geocaching como bem entende. mas depois vejo também a tal competição de que se fala neste post que muito sinseramente não consigo entender... por vezes em vez de existir entreajuda e de se tentar ter uma experiência agradável com o geocaching, só se perde tempo com guerrinhas insignificantes do género "a minha cache é melhor que a tua". depois o que obervei também foi o oposto. gente que não quer saber onde põe nem como põe uma cache, gente que não respeita nada nem ninguém. não ligam ao modo como recolocam as coisas, deixam lixo e coisas menos próprias nas caches, danificam e até roubam mesmo "containers". tudo porque fazem a despachar em vez de saborearem a experiência proporcionada e sem o mínimo de respeito.
julgo (e para finalizar!) que algumas pessoas se esquecem do que realmente isto é: um jogo, um passatempo. e levam isto demasiado a sério. qualquer coisa que seja levada demasiado a sério não pode ser saudável.
há de tudo em todo o lado é verdade... mas se todos tivéssemos o mínimo de bom senso tudo seria mais agradável.

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home