sábado, maio 26, 2007



40 ANOS DEPOIS O REI LAGARTO NAO FOI ESQUECIDO.



Jim Morrison tb conhecido por Mr Mojo Risin ou tb por Rei Lagarto foi um dos principais responsaveis pela formação de um grupo de musica k se veio a tornar num mito. Os The Doors foram uma banda k marcou a diferença, uma banda unica, irreverente e ousada como nunca se tinha visto até ali (1965) e nunca mais se veria ate aos dias de hoje. As musicas dos The Doors eram uma mistura de poesia surreal, uma mistura de temas como morte, caos e misticismo. Por tudo isto kando se fala em rock e bandas k deixaram marca temos obrigatoriamente de falar nos The Doors e em Jim Morrison.

James Douglas Morrison ou Jim Morrison nasce em 8 de dezembro de 1943 (sim, ele é sagitario tal como eu.) na florida no seio de uma familia conservadora e rigorosa, sua mãe chama-se Clara Clark Morrison e seu pai George Stephen Morrison, ambos eram funcionários da marinha americana e por isso a razão de serem tao rigorosos mesmo assim Jim Morrison veio a tomar pontos de vista completamente contrarios aos dos pais.
Jim cresceu e tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos, sensações e experiencias entrou na faculdade da florida p estudar psicologia mas após uma má experiencia nesta area decidiu tentar a sorte na faculdade de cinema UCLA em Los Angeles e foi ai k acabou por conhecer Ray Manzarek que na altura ja era um pianista com alguma experiencia e k tinha uma paixão enorme por Jazz e Blues. Foi tambem nesta altura k conheceu o grande amor da sua vida Pamela. Um dia por mero acaso Jim Morrison canta uma das suas musicas (moonlight drive) a Ray Manzarek, este fica fascinado e convida logo Jim a fazer com ele uma banda de rock k marcasse pela diferença. O nome The Doors surge logo de seguida e deriva de um poema de William Blake "quando as portas (The Doors) da concepção forem abertas, o homem verá as coisas como elas realmente são infinitas."
Depois disto conhecem John Desmore um baterista k partilhava dos mesmos ideais de Jim e Ray, por ultimo junta-se Robbie Krieger k era amigo de John Desmore.



O grupo começa a ensaiar as suas musicas e começa a toca-las em bares, Jim de inicio mostra-se timido frágil e sem grande energia mas de um momento para o outro começa a soltar-se e acaba por se tornar um "incendiario" de palcos. O sucesso iria chegar através da musica The end tocada no bar Wisky A Go Go em 1967. A musica The end com as mudanças k Jim faz na hora (pai kero matar-te/mãe kero f*****) choca as pessoas presentes levando mesmo a k o seu grupo seja expulso do bar. Esta letra apesar de chocar alguns presentes nao deixa de cativar os responsaveis da Elektra k logo de seguida colocam os The Doors em estudio p gravar as suas músicas. O primeiro disco chama-se The Doors, The Doors e começa logo a passar nas radios e a ter muito sucesso, xegando a ser disco de ouro nesse verão conhecido como verão do amor devido ao tema light my fire. É por esta altura k os The Doors são convidados para actuarem no programa de Ed Sullivan mas com uma restrição nao podiam dizer a palavrinha "higher" presente na letra de light my fire em televisão. Jim ignora esta restrição e canta a musica tal como ela é. Com isto voltam a chocar algumas pessoas mas a cativar outras. Os seus fans eram cada vez mais e com isto os The Doors abandonam os bares e passam a tocar em ginasios e estádios, estavam no topo e por lá permaneceriam com o lançamento de outros 2 albuns, strange days e waiting for the sun com uma das musicas k mais gosto, spanish caravan.

Apartir daki os The Doors começaram a ter alguns problemas, Jim começa a ser uma pessoa de excessos, abusando de alcool e droga, posteriormente Jim é preso durante uma actuação em New Haven por fazer um discurso contra a força policial e por de seguida agredir um policia. Nesta fase é lançado o soft parade k para mim é um dos albus mais frakitos dos The Doors k nao tem o sucesso esperado e mostrando ao publico k os The Doors estavam frageis. Depois disto acontece outro incidente k é tido como a queda do Rei, Jim durante uma actuação em Miami, em k Jim se encontrava completamente bebado mostra as chamadas partes de baixo, incentivar a nudez do publico e faz um discruso cheio de obscenidades, por tudo isto Jim é julgado e condenado a 6meses de prisão. Por causa disto muitos são os concertos cancelados e muitos deixam de ser marcados.
Depois disto a banda nunca mais foi a mesma, mas mesmo assim os The Doors apresentam mais 2 bons trabalhos, Morrison Hotel e L.A. woman e é através destes dois albuns k os fans fazem as pazes com o grupo.
É por esta altura k Jim decide se afastar da musica pk sabia k era um homem vigiado, tudo o k ele fizesse era avaliado e ele nao estava a aguentar essa pressão. Para se afastar completamente Jim acaba por ir viver para Paris e lá acaba por falecer no dia 3 de julho de 1971. Jim é encontrado por Pamela na banheira vitima de ataque cardiaco. Os restos de Jim ficaram no Pére-Lachaise junto a muitos outros iluminados das artes.
Há quem diga k Jim nunca faleceu, simplesmente se afastou , optando por uma vida normal e incognita como a tua e a minha.
Mesmo k assim nao tenha acontecido para mim ele conseguiu a imortalidade.

Discos Oficiais Ano
The Doors 1967 (Elektra)
Strange Days 1967 (Elektra)
Waiting For The Sun 1968 (Elektra)
The Soft Parade 1969 (Elektra)
Morrison Hotel 1970 (Elektra)
Absolutely Live 1970 (Elektra)
LA Woman 1971 (Elektra)
An American Prayer 1978 (Elektra)

3 Comments:

Blogger ni said...

o proprio ray manzarek disse que nunca se chegou a ver o corpo de jim... :P apenas a sua mulher histérica a chorar junto de um caixão selado!!!
mas a verdade é que é a sua morte misteriosa que ajuda também a criar todo o misticismo em volta dos The Doors!! além da sua própria música... um verdadeiro hino à condição humana!!!

2:05 da tarde  
Blogger luminary said...

People are strange
When you're a stranger
Faces look ugly
When you're alone

Women seem wikced
When you're unwanted
Streets ar uneven
When you're down

You're totally right, Jim!

8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hmmm, m o lindo e acutilante Jim (a qm ADORO ver aquelas calças de pele castanhas;D....)tb cantou em "You Make Me Real":

I really want you really do,
Really need you, baby, God knows I do
'Cause I'm not real enough without you;
Oh, what can I do?

You make me real, you make me feel like lovers feel
You make me throw away mistaken misery
Make me free, love. Make me free

I really want you really do,
Really need you, baby, really do
'Cause I'm not real enough without you;
Oh, what can I do?

You make me real, only you, baby, have that appeal
So let me slide in your tender sunken sea,
Make me free, love, make me free
;), ele lá dizia...


Embora, das minhas preferidas seja a linda e poderosa "The End":

This is the end, beautiful friend
This is the end, my only friend, the end
Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes
Again

Can you picture what will be
So limitless and free
Desperately in need
Of some stranger's hand
In a desperate land
Lost in a Roman wilderness of pain
And all the children are insane
All the children are insane
Waiting for the summer rain

There's danger on the edge of town
Ride the king's highway, baby
Weird seems inside the gold mine
Ride the highway west, baby
Ride the snake
Ride the snake, to the lake, the ancient lake, baby
The snake is long seven miles
Ride the snake
He is old and his skin is cold

The West is the best
The West is the best
Get here and we'll do the rest
The blue bus is calling us
The blue bus is calling us
Driver, where you taking us

The killer awoke before dawn
He put his boots on
He took a face from the ancient gallery
And he walked on down the hall
He went to the room where his sister lived
And then he paid a visit to his brother
And then he walked on down the hall
And he came to a door,and he looked inside
"Father?" - "Yes, son?" - "I want to kill you,
Mother, I want to..."

Come on, baby, take a chance with us
Come on, baby, take a chance with us
And meet me at the back of the blue bus
(Blue bus still now...
Come on, girl)

This is the end, beautiful friend
This is the end, my only friend, the end
It hurts to set you free
But you'll never follow me
The end of laughter and soft lies
The end of night we tried to die
This is the end


Parabéns aos The Doors e a Morrison

Bjinho
L.D.

5:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home